quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Casa do Trem Bélico comemora quatro anos de exposição permanente

No domingo (18), às 14h, a Casa do Trem Bélico (Rua Tiro Onze, 11, Centro Histórico) comemora os quatro anos da exposição permanente de armamentos históricos. Na ocasião, o professor Aldo João Alberto, especialista e dono do acervo, realiza palestra sobre a utilização das armas na história do País. Também haverá mostra de miniaturas.

A exposição permanente de armas, abrigada naquela que é uma das construções militares mais antigas do Brasil, já foi visitada por milhares pessoas, incluindo turistas de outros países.  

A Casa do Trem
Instalada entre 1640 e 1656, logo após a restauração da Coroa Portuguesa, a construção da Casa do Trem Bélico atendeu a dois objetivos: simbólico e militar. Simbolicamente, representava a soberania da Metrópole sobre a região e, militarmente, demonstrava a importância da então Vila de Santos como uma importante praça de guerra.


Hoje o local abriga objetos e utensílios usados em muitas batalhas do Exército Brasileiro, como a Guerra do Paraguai (1870), Revolta Armada (1893), Guerra de Canudos (1896) e Revolução Constitucionalista de 32, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário