terça-feira, 6 de outubro de 2015

Gibiteca abre exposição de capas de publicações alternativas

Na sexta-feira (9), às 17h30, a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, na orla do Boqueirão) abre exposição de capas históricas dos fanzines Barata e Mirante, com entrada franca. A mostra faz parte de uma série de homenagens ao criador do fanzine no Brasil, Edson Rontani.

Criada em 1979 pelo professor e pesquisador em comunicação Flavio Calazans, a revista Barata é o típico zine que extrapolou seus limites, inclusive representando o Brasil em diversas mostras de quadrinhos fora do País, como em Portugal, França e Espanha. Experimental e ousada, a publicação também revelou talentos dos quadrinhos, além dos trabalhos do próprio autor.

A mais antiga revista literária do País, a Mirante completou 32 anos de existência em junho deste ano, incentivando e apresentando a literatura para Santos e região. É coordenada pelo poeta Valdir Alvarenga e coeditada pelos também poetas Antônio Canuto e Irene Bulhões.

Autores     
Mestre aos 28 anos de idade e doutor aos 31, Flávio Mário de Alcântara Calazans possui um currículo invejável, principalmente quando o assunto são as histórias em quadrinhos. Autor de vários livros, entre eles o ‘História em quadrinhos na Escola’, ele se destaca também nas áreas de propaganda e mensagem subliminar multimídia.

    Valdir Alvarenga é formado em Letras, escritor e funcionário público. Atua como um dos grandes incentivadores culturais da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário