sexta-feira, 3 de julho de 2015

Grande Rio celebra Santos em evento no Monte Serrat

    O Desfile Oficial das Escolas de Samba terá novas datas em 2016. A pedido da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), a folia na Passarela Dráusio da Cruz, na Zona Noroeste, será antecipada para os dias 29, 30 e 31 de janeiro (sexta-feira a domingo), tendo em vista não conflitar com a homenagem prestada à Cidade pela agremiação carioca Acadêmicos do Grande Rio, que desfila no domingo, dia 7 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, com o enredo ‘Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei’.

     O presidente administrativo da escola carioca, Milton Perácio, acompanhado do carnavalesco Fábio Ricardo e do diretor de Carnaval Ricardo Fernandes, estiveram em Santos, em evento no extinto cassino do Monte Serrat, na manhã desta quinta-feira (2), para participar de assinatura de Protocolo de Intenções entre a agremiação de Duque de Caxias e entidades atuantes nos variados segmentos municipais, objetivando a troca de informações para a estruturação do enredo. A cerimônia teve apresentação da bateria da escola de samba santista X-9 e da Corte Carnavalesca local.

   “Estamos recebendo os representantes da Grande Rio para formalizar uma parceria que não é com a Prefeitura, mas com a Cidade de Santos. Aqui temos todo o município representado com suas instituições. Deixo uma palavra de agradecimento por Santos ter sido escolhida voluntariamente pela Grande Rio para receber esta homenagem. Mostrar nossa rica história, construída por muitas gerações. O Carnaval do Rio de Janeiro é o terceiro evento com maior repercussão mundial, com imagens transmitidas para mais de 180 países. A partir da Sapucaí, Santos será reverenciada pelo mundo. Motivo de orgulho para todos nós”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

    Milton Perácio, presidente e fundador da Grande Rio, falou do entusiasmo para o desfile. “Eu tinha um sonho de falar sobre a nossa cidade, Duque de Caxias. Em 2007 falamos sobre ela e fomos vice-campeões. Hoje vamos falar do time pelo qual sempre torci e da Cidade de que sempre gostei. Pela Cidade que nos acolhe maravilhosamente bem”.

    O carnavalesco Fábio Ricardo contou sobre a motivação para compor o enredo. “Meu pai trabalhou na área marítima e passava muito tempo longe de casa. Vinha muito a Santos e, quando voltava, sempre falava muito bem. Pesquisei sobre a Cidade e encontrei a lenda da Fonte do Itororó, que diz que todos que bebem ou se banham naquela água se apaixonam por Santos. E muita gente importante esteve ali. Até um rei, o Rei Pelé. E a partir da fonte e do porto contaremos a bela história de Santos no Carnaval”.

   Fabiano Paz ‘Dentinho’, presidente da Licess, também manifestou seu apoio à escola caxiense. “A Liga está junto com a Prefeitura e com a Grande Rio, inclusive lá no Rio de Janeiro. Grande Rio campeã!”.


O Protocolo de Intenções teve a participação das seguintes instituições: Academia Santista de Letras; Associação Comercial de Santos; Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santos e Santos-Praia; Câmara Municipal; Conselho do Samba; Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração; Instituto Histórico e Geográfico de Santos; Licess; Movimento Pró-Memória José Bonifácio; Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santos; Santos e Região Convention & Visitor Bureau; Santos Futebol Clube; Sociedade Humanitária de Santos; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário