terça-feira, 21 de junho de 2016

Leia Santos comemora aniversário de Martins Fontes

    Em comemoração ao 132º aniversário do poeta Martins Fontes, homenageado oficialmente no município pela Lei 2445, de 2007, que instituiu a Semana Martins Fontes, o projeto ‘Leia Santos - Um Incentivo à Leitura’ desta quinta-feira (23) marca presença na Praça Rui Lugo Viña, no Saboó, das 14h às 18h.

   A atividade, que tem como objetivo incentivar o acesso de todos à literatura, disponibiliza as ações ‘Adote o Livro’ e ‘Adote um Gibi’, em que cada pessoa poderá levar gratuitamente duas edições de cada tipo de publicação.

  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3202-3572. O ‘Leia Santos’ é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
        
  Martins Fontes
  Considerado o maior poeta santista e um dos dez maiores da língua portuguesa, Martins Fontes nasceu na casa 4 da Praça José Bonifácio (então chamada de Quadra Mauá), em 23 de junho de 1884. Zezinho Fontes, como era conhecido pelos amigos mais próximos e parentes, começou a publicar seus poemas aos 8 anos de idade, num jornal chamado ‘A Metralha’. 

  Além de poeta, ele foi médico e tradutor. Junto com Olavo Bilac, fundou uma agência publicitária para divulgar produtos brasileiros no exterior. Ao longo de sua vida, Martins colaborou literariamente com os jornais A Gazeta e Diário Popular, em São Paulo, e, no litoral, com o Diário de Santos e Cidade de Santos, entre inúmeros outros periódicos.


  Martins Fontes foi patrono da Academia Santista de Letras, membro titular da Academia de Ciências de Lisboa e da Academia Paulista de Letras. O autor faleceu em Santos, no ano de 1937, e está sepultado no cemitério do Paquetá, onde anualmente é homenageado com a tradicional deposição de cravos vermelhos em seu túmulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário