quinta-feira, 7 de maio de 2015

Artistas apresentam propostas de uso da Cadeia Velha em audiência pública

     O Teatro Guarany recebeu na noite de quarta-feira (6), audiência pública para discutir o futuro uso da Cadeia Velha de Santos, prédio histórico localizado na Praça dos Andradas, no Centro da Cidade, e gerenciado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Atualmente, o imóvel, erguido no ano de 1869, passa por obra de restauro executada pelo governo estadual, com investimento de R$ 7,5 milhões.
    O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, teve a participação do secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araujo; do secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes; do secretário de Cultura de Cubatão, Welington Ribeiro Borges; e do vereador Marcelo Del Bosco Amaral, de Santos, que receberam as propostas de uso para a Cadeia apresentadas por munícipes, artistas e pelos grupos Movimento Teatral de Santos, Agrega Cultura, Orla Cultural e Coletivo Sanatório Geral.

   A sugestão que o prédio funcione como um polo difusor de cultura para a Baixada Santista, abrigando exposições, oficinas culturais, área de ensaio para espetáculos e apresentações culturais diversas, foi consenso entre as pessoas na audiência, que fizeram menção ao retorno das atividades da Oficina Cultural Pagu ao imóvel.

   Todas as reivindicações foram anotadas pelo secretário Marcelo Araujo, que argumentou sobre a importância de estender o diálogo às demais cidades da região, por meio de instrumentos como as câmaras temáticas de cultura realizadas pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), para a elaboração de uma proposta única, com a participação das Prefeituras e sociedade civil.


Além disso, Araujo mostrou interesse em trabalhar a história do prédio, assim como primar por sua conservação, no novo projeto de uso e gerenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário